sábado, 21 de novembro de 2009

A Reflexao


Isto foi um trabalho que me foi pedido no curso onde estou(Museografia e gestao de Patrimonio para quem nao sabe) que nos pedia que passa se para o papel uma reflexao de um momento da nossa vida mesmo que simples mas que o transmiti-se e que explica se o que ele me fez sentir e como o analisei.


Um dia estava num dos melhores fins de tarde que se calhar já pude aproveitar no Adamastor (no miradouro de Santa Catarina) lendo um livro sozinha completamente a leste do mundo e ao pé de mim chega-se um rapaz com os seus 25 anos já um pouco alterado (devido a álcool ou drogas) e pergunta-me o seguinte:

-Olha podes ver o colar que fiz com peças que encontrei no lixo? E se puderes davas-me também a tua opinião?

Estive a observá-lo com alguma atenção e apercebi-me que realmente o colar estava bem feito e estava bastante bonito. Disse-lhe que achava-o giro e muito bem elaborado e logo depois de eu ter dito isto ele indicou-me que estava a venda e questionou se o queria comprar, mas tive que lhe dizer que não, com muita pena minha, porque naquela altura não tinha mesmo dinheiro nenhum. Eu queria compra-lo por varias razões primeira porque achei o colar bastante interessante e diferente como já tinha referido antes, segundo porque queria pagar pelo o trabalho que tinha tido ao faze-lo mesmo sem ele ter gasto dinheiro nas peça e em terceiro porque apesar de o rapaz estar alterado foi muito simpático e educado.

Continuando ele, depois de eu ter dito que não tinha dinheiro mas que gostava imenso do colar, disse-me o seguinte:

-Então vou fazer o seguinte vou dar uma volta pelas pessoas que aqui estão para saber se alguém me compra o colar e se ninguém comprar eu volto aqui , esta bem?

Eu disse-lhe que sim, mas com toda a sinceridade não fiquei a espera que jovem aparece-se por um motivo obvio: porque muito honestamente achava que alguém ia gostar do colar tanto como eu e o iria comprar. Mas ,para espanto meu, passados uns 10/20 min (não tive muito bem noção do tempo) ele vem ao meu encontro e deu me o colar, logo depois de o dar foi-se embora , sem nenhuma palavra, nenhum gesto, apenas um sorriso lhe saiu.

Aqui começa então a minha reflexão…

Qual foi o motivo pelo qual o levou a oferecer?

Porque não guardou ele o colar para tentar vender noutro sítio?

Porque razão depois de mo oferecer me deu um sorriso apenas ?

No meio de tanta gente porque eu a merecedora desse tal colar?

Tentando agora responder a todas as questões que tive e tenho em relação a este pequeno e ao mesmo tempo grande acontecimento da minha vida , penso que poderá haver diversas razoes pelas quais ele me teve este gesto para comigo para com a minha pessoa.

Algumas das razoes que me surgiram na altura e também continuo a achar e a acreditar que sejam as mesmas é que poderá ter ser sido pelo facto de eu ter sido simpática, ter olhado para ele de igual para igual sem estar apreensiva e sem nenhum tipo de descriminação, pelo facto também de não me ter afastado (que é uma coisa que a nossa sociedade faz praticamente todos os dias quando passa por um sem abrigo) pelo facto de não ter recusado o colar logo a primeira vista quando me mostrou e ter tido a versao inversa mostrado o meu interesse pela peça . Isto resposta a primeira questão.

Em relação a segunda penso que pode ter sido por achar que como o Adamastor estava cheio de gente e que toda essa gente se recusou a comprar o objecto ter achado que se fosse pedir a outra pessoa iria levar exactamente a mesma resposta e já que me havia prometido que se não o vende se viria ter comigo foi quase também como um respeito pela promessa que me tinha feito, poderia querer cumpri-la.

A terceira pergunta pode ter como resposta o simples facto de o rapaz ter ido com a minha cara e ter achado que só com aquele sorriso que me fez estar a dizer uma serie de coisas como por exemplo: que tinha sido um prazer falar comigo, apenas e só por me querer oferecer o colar, se calhar achar que desde o momento em que viu a minha reacção perante o o acessorio logo a partida já no seu inconsciente o ter destinado para mim ou mesmo por mera coincidência ele iria ser para a minha pessoa.

E quarta e ultima questão tem como resposta a junção de partes das respostas anteriores.

Todas estas questões também são um pouco difíceis de responder por uma razão, todas elas me soaram a egocentrismo, a importância demasiada que me estou a dar. Mas seria se calhar esse mesmo o objectivo “forçar-me” a responder a essas questões e de outro modo “forçar-me” a pensar o que sinto ao responde-las e o que penso delas.

Isto tudo não passam de meras suposições minhas, porque a única pessoa que poderia responder a isto esta perdida por esse mundo a fora! Se calhar ate será melhor para este pequeno momento viver anos e anos na minha vida e no meu pensamento e fazer também com que vá encontrando outras respostas para as perguntas que fiz.

Gostei imenso de fazer este trabalho porque fez me pensar mais claramente numa situação que se calhar na altura passou um pouco despercebida ou também um pouco descabida e sem sentido fez me ter respostas a partir de mim própria a partir de uma avaliação nunca efectuada na minha cabeça.

Sem comentários:

Enviar um comentário